sexta-feira, 6 de abril de 2012


Antes de mais, Feliz Páscoa! Espero que o Coelhinho da Páscoa vos traga muitos ovos de chocolate e que os vossos padrinhos sejam generosos.
Sabem, estive a investigar o que era a Páscoa. Nunca tive bem noção do que era, sabia, pelas minhas idas à catequese, que tinha a ver com a ressurreição de Cristo três dias depois de ter sido cruxificado, mas ficava por aí. E obviamente não ia escrever 1000 caracteres ou mais sobre as minhas idas à catequese e sobre a Páscoa Cristã. Ia ser aborrecido.
Então, como já referi, pus-me a investigar no meu amigo Google o que era a Páscoa. Antes de mais, e uma das coisas que achei mais interessante, foi a origem da palavra. Páscoa (ou em Espanhol, Pascua, em Francês, Pâques, em Italiano, Pasqua)  origina da palavra Pesah, que significa “passagem”.
Já em Inglês e Alemão, os termos usados para identificar a Páscoa, respectivamente Easter e Ostern, tem uma origem completamente diferente, ou melhor, duas possíveis origens. Alguns acreditam que poderá provir do termo Estremonat, que é o nome de um antigo mês germânico, ou que poderá vir de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a Primavera.
Agora, a Páscoa é bem mais do que a simples ressurreição de Jesus Cristo. Para os Judeus, esta altura do ano é a celebração da libertação do povo de Israel das mãos dos Egípcios. Como conta a lenda, Deus lançou dez pragas sobre o Egipto, avisando Moisés na última que iria matar todos os primogénitos egípcios mas os de Israel poderiam ser poupados, bastava que passassem o sangue de um cordeiro sobre as portas das suas casas. Diz-se que o filho do Faraó morreu e que ele acabou por dar a liberdade ao povo de Israel.
Independentemente da religião praticada (ou mesmo se não se pratica nenhuma religião) a Páscoa acaba por ser festejada por todos à volta do mundo, variando as tradições de país para país:
Na República Checa e na Eslováquia há uma tradição de chicotear as mulheres na segunda-feira de Páscoa. Esta tradição advém de uma lenda que diz que as mulheres devem ser chicoteadas para se manterem saudáveis e bonitas durante o resto do ano. Este espancamento não é doloroso.
Na Croácia e na Eslovénia há a bênção de um cesto de comida.
Na Holanda, Bélgica e França, os sinos das Igrejas são silenciados em sinal de luto.
Mas a tradição que acaba por ser mais vista nesta altura do ano são os coloridos ovos de Páscoa. Nalguns países a tradição é oferecer-se um ovo de chocolate aos afilhados, enquanto noutros países pinta-se ovos de páscoa com cores garridas e desenhos geométricos e espalha-se pela casa ou quintal para que os mais novos possam encontrar.
Assim, esta festividade é cheia de tradições, tanto religiosas como pagãs. Maior parte das pessoas juntam-se em família e celebram esta altura do ano. Muitos de nós fazem-no apenas por tradição, e não porque esta altura tem um significado especial. Outros fazem-no porque acreditam verdadeiramente no que significado da Páscoa.
Independentemente daquilo em que acreditam, espero que tenham uma boa Páscoa, ou pelo menos um bom fim-de-semana.  

Adriana Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário