sexta-feira, 13 de abril de 2012

Com mais de 150 anos e uma crise em cena, qual será o futuro do Teatro Nacional D. Maria II?


O Teatro Nacional foi inaugurado a 13 de Abril de 1846 a propósito das comemorações do 27º aniversário de D. Maria II (1819-1853), passando por isso a ter o seu nome na designação oficial.

Inicialmente, o D. Maria II era gerido por sociedades de artistas que, por concurso, se habilitavam à sua gestão. Em Março de 2004, foi transformado numa sociedade anónima de capitais públicos, passando a ser gerido por uma administração própria e a ser sujeito à pertinência e tutela dos Ministérios das Finanças e da Cultura. Já em 2007, este teatro foi integrado no sector empresarial do Estado.

Devido à actual conjuntura de crise financeiro-económica, o Ministério da Cultura tem sido alvo de significativos cortes orçamentais, que comprometem a manutenção duma programação variada e de qualidade nos teatros portugueses. Os cortes previstos para 2012 para o Teatro Nacional D. Maria II, contra os quais Diogo Infante se colocava, levaram à sua demissão do cargo de director artístico, o qual o actor ocupava há três anos.

No Dia Mundial do Teatro, celebrado a 27 de Março, o Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual (CENA) convocou uma concentração, em frente à Assembleia da República, contra o anúncio feito pelo Governo do "corte de 100 por cento nos apoios anuais e pontuais que a Direcção Geral das Artes dava às estruturas artísticas”. O CENA afirmou ainda, em comunicado, que naquele dia dedicado ao teatro não haveria, “em Portugal, grande lugar a festejos".

 

Flávia Brito