sexta-feira, 2 de março de 2012

Julie Andrews: uma voz pela qual os anos não passam

A 2 de Março de 1965, estreava nos EUA o drama musical “Música no Coração”, protagonizado pela premiada Julie Andrews.   

Neste filme, a actriz britânica interpretou Maria Kutscher, uma noviça que deixa o convento para se tornar governanta dos sete filhos do viúvo capitão Georg von Trapp. Esta revoluciona a vida desta família ao trazer alegria e ao conquistar o carinho e o respeito das crianças. 
 
“The Sound of Music” (versão norte-americana) ganhou o Óscar de melhor filme, e o conjunto da sua banda sonora foi nomeado para o Grammy de melhor álbum do ano. A protagonista venceu ainda o Globo de Ouro de melhor actriz em comédia ou musical e o BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) de melhor actriz.
 
A esta altura, Julie Andrews já havia revelado o seu talento. Em 1964, dois anos antes do lançamento de “Música no Coração”, deu corpo à célebre Mary Poppins, uma divertida ama com poderes mágicos capaz de educar Jane e Michael, duas crianças indisciplinados filhas dum rígido banqueiro. 
 
A sua interpretação nesta fantasia musical mereceu o Óscar de melhor actriz principal, o Globo de Ouro de melhor actriz de comédia ou musical e o BAFTA de melhor actriz revelação.
 
O filme “Mary Poppins” ocupa a sexta posição na “Lista dos 25 melhores musicais de sempre” (2006), idealizada pelo American Film Institute, na qual “Música no Coração” garantiu a quarta posição.
 
Estes são dois musicais premiados e divertidos. Duas boas sugestões para o fim-de-semana.
 
 
 


Mais de 45 anos depois da estreia de “Música no Coração”, Julie Andrews continua a ser premiada nas mais diversas áreas.  
 
Em 2010, o seu livro The Very Fairy Princess, escrito em parceria com a filha Emma, alcançou o primeiro lugar na “Lista dos best-sellers infantis” do New York Times
 
Conhecida pelos seus dotes vocais e com dezenas de galardões e nomeações, Julie Andrews recebeu, em Fevereiro de 2011, o Grammy Lifetime Achievement Award e o Grammy para melhor álbum de palavras faladas para as crianças, pelo trabalho A Collection of Poems, Songs and Lullabies, produzido com a filha Emma.
Flávia Brito