domingo, 27 de maio de 2012


Perfil: Jamie Oliver

A vida faz-se entre a mesa e a cozinha
               

Jamie Oliver 
                Em vários canais nacionais podemos encontrar o britânico Jamie Oliver, sempre preocupado com os alimentos que utiliza para confeccionar as suas iguarias. Natural de Clavering, do condado de Essex, Jamie largou o pub «The Cricketers» para se dedicar ao ensino da alimentação.
                Com um projecto televisivo, Jamie iniciou um processo que rapidamente acelerou e passou a estar à escala global. Existe em Oliver uma permanente preocupação com o facto de a fast-food estar a dominar o mundo da culinária, por várias questões que procura solucionar. Está também empenhado a ensinar as escolas, desde os mais novos aos pais e professores. Com mais de nove obras publicadas e vários programas televisivos, Jamie é actualmente um dos mais conhecidos chefs do mundo.
                Primeiro, preocupa-o a orgânica dos alimentos, por isso procura os mais naturais, no caso vegetal, e os mais cuidados, no caso animal. Depois, existe uma preocupação com a confecção, aliás, é comum ver Jamie a dizer que a culpa disto é o tempo, que hoje em dia as pessoas não têm tempo para dedicar à cozinha, por isso optam por fritos. Daí que Jamie trate de encontrar e recomendar receitas simples, mas quase sempre saudáveis e variadas. O ponto número três é precisamente a variedade; nunca repete pratos, nem modos de confecção.
                Hoje, dia 27 de Maio de 2012, Jamie estará com a massa na mão e, muito provavelmente, também o rolo, porque tem de fazer um bolo para comemorar com a família, como é costume seu, o seu 37.º aniversário.
                Happy birthday, Jamie, e continuação de boas elaborações! 



Jamie Oliver reprova o consumo de alimentos de má qualidade






Diogo da Cunha