domingo, 22 de abril de 2012


 Dia da Terra


 Hoje é o Dia da Terra e o 42º aniversário da sua criação.
Nos anos 60 e 70 havia imensos protestos nos Estados Unidos. Muitos jovens revoltados contra a guerra no Vietnam. Porém, no meio de tantas vozes revoltadas, não havia nenhuma que lutasse pela terra e pelo ambiente.

Numa altura em que a poluição estava mais que presente, produzida pelas fábricas e grandes indústrias da altura, ninguém estava minimamente preocupado com as consequências deste comportamento abusivo.

Então, em 1962, Rachel Carson publica um livro intitulado “Silent Spring” que acaba por ser uma chamada de atenção. O livro, que foi besteseller em vários países do mundo, alerta as pessoas para o ambiente e para a saúde pública. Este foi o início da mudança de mentalidades da população da época.

Nesta formação da nova mentalidade ecológica, um homem, Gaylord Nelson, Senador de Wisconsin, teve uma ideia: criar um dia para alertar as pessoas para os problemas ambientais que mais tarde ou mais cedo teríamos que enfrentar graças a toda a poluição ambiental.

Assim, a 22 de Abril de 1970, aconteceu o primeiro Dia da Terra. Este dia foi marcado pelos protestos pacíficos feitos nas ruas Americanos por 20 milhões de pessoas.
20 anos depois voltou-se a celebra o Dia da Terra, desta vez a uma escala muito maior, mobilizando perto de 200 milhões de pessoas em 141 países do mundo. Mais uma vez, o principal foco deste dia foi alertar para a poluição e explicar a importância que reciclar poderia ter.

Na mudança do milénio, porém, o principal foco do Dia da Terra deixou de ser a poluição para passar a ser o aquecimento global.

Hoje o dia da Terra é organizado pela fundação Earth Day Network e é um evento que se realiza anualmente por todo o mundo, com cada vez mais apoiantes, e com cada vez mais pessoas a participar activamente nas suas causas, como plantar um milhão de árvores ou juntar mil milhões de pessoas no projecto A Billion Acts Of Green.

Este ano, mais uma vez, temos o Dia da Terra a 22 de Abril. Com o objectivo de tentar mostrar aos mais cépticos que o aquecimento global é um problema sério que deve ser tratado e que todos devemos tentar ajudar a diminuir os seus efeitos, o Dia da Terra continua a mobilizar milhões de pessoas por todo o mundo.


Adriana Santos 

Sem comentários:

Enviar um comentário