quarta-feira, 28 de março de 2012

A maior central solar do mundo, cá?

No dia 28 de Março de 2007, o Parque Fotovoltaico Hércules era inaugurado por Miguel Pinho, antigo ministro da Economia e da Inovação, em Serpa, e era a maior central solar do mundo.

A central solar resultou de um investimento de 62 milhões de euros e prometia, além de reduzir a poluição ambiental, provocada pela produção de energia não renovável, constituir um marco na produção nacional de energia.

 Até ao ano 2012, estava previsto um investimento de cerca de 8000 milhões de euros, e a criação de 9700 postos de trabalho, segundo o trabalho de investigação de David Loureiro, do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI).

Hoej, o Parque Solar Hércules já não é o maior do mundo, mas um dos maiores. Foi ultrapassado em dimensão pela Central Solar Fotovoltaica da Amareleja, Beja, que o colocava em segundo lugar do ranking mundial, logo em 2008, um ano depois da sua construção.

Indica a Catavento, SA, uma das empresas responsáveis pela construção da central Hércules, que a energia produzida por ano, pela mesma central, é de 21 mil MWh [uma lâmpada de 100W de potência gastaria 0,001 MWh], a poupança em petróleo é de 1720 toneladas por ano, ou seja, 12556 barris, e são lançadas à atmosfera menos de 19000 toneladas de dióxido de carbono por ano.

Proposta da EDP para uma possível casa portuguesa. Ver mais em www.eco.edp.pt
O site online da EDP possui ferramentas diversificadas para calcular, entre outras coisas, o consumo energético de cada casa, de modo a que os consumidores possam perceber como funcionam os aparelhos eléctricos e passem a saber utilizá-los de forma mais rentável e menos dispendiosa. 




Diogo da Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário